Socialismo ricardiano

Socialismo Ricardiano refere-se a um ramo de pensamento da economia clássica baseado no trabalho do economista David Ricardo (1772-1823). Os economistas socialistas Ricardianos argumentaram que o trabalho é a fonte de todo valor de troca e, portanto, tem direito a tudo o que produz, e que a renda, o lucro e os juros não eram conseqüências naturais do mercado livre, mas foram em vez distorções. Eles argumentaram que a propriedade privada dos meios de produção deve ser suplantado por cooperativas pertencentes a associações de trabalhadores.

Esta designação é usada em referência aos economistas no início do século XIX, que elaboraram uma teoria de capitalista de exploração da proposição econômica clássica derivada de Adam Smith e David Ricardo afirmando que o trabalho é a fonte de riqueza. Embora o pensamento socialista de Ricardo teve alguma influência sobre as teorias de Karl Marx, Marx rejeitou muitos dos pressupostos fundamentais dos socialistas Ricardianos.[1]

  1. The Relation of the Ricardian Socialists to Ricardo and Marx, by E.K. Hunt. 1980. Science and Society, vol. 44, no. 2, pp 170-198, Summer 1980.

© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search